29 de maio de 2013

VOCÊ SABIA: COMO SURGIU MARY KAY?

Oi meninas, tudo bom?

Como surgiu a marca Mary Kay? Também ficou curiosa? Então vem comigo!

A história da empresa não teve início antes de Mary Kay Ash enfrentar uma situação muito familiar para a maioria das mulheres. Depois de 25 anos trabalhando no mercado de vendas diretas, ela renunciou sua posição como diretora de treinamento nacional, quando um homem a quem havia treinado foi promovido a uma posição com o dobro do seu salário. Sua resposta foi visionária. Primeiro, começou a escrever um livro que ajudaria mulheres a conquistarem oportunidades que haviam sido negadas a ela. Mas logo percebeu que estava criando um plano de negócios que poderia fazer muito mais do que simplesmente dar conselhos. Esse livro constituiu a base de uma nova oportunidade, na qual mulheres poderiam desenvolver seus talentos e alcançar sucesso ilimitado.

Assim, em 1963, com toda a experiência adquirida, seu plano de negócios montado e uma economia de US$ 5 mil, ela pediu ajuda a seu filho Richard, que na época era apenas um jovem de 20 anos, e a nove Consultoras de Beleza, e criou a BEAUTY by MARY KAY. O lançamento da nova empresa quase não ocorreu. O marido dela faleceu repentinamente um mês antes da inauguração. Entretanto, com sua força de vontade e apoio de seus três filhos, Mary Kay abriu formalmente sua empresa em 13 de setembro localizada em um pequeno escritório de apenas 46m² na cidade de Dallas no Texas. Com móveis usados, cortinas feitas em casa e apenas uma prateleira comprada na loja de departamento Sears, não apenas inaugurou um novo negócio, mas também abriu novas oportunidades para outras mulheres. A empresa começou vendendo produtos de qualidade, como maquiagens e para o cuidado da pele, que além de realçar a imagem da mulher proporcionavam uma incomparável oportunidade de negócios para ajudar estas mulheres, muitas delas sem educação formal, a alcançarem o sucesso financeiro e satisfação pessoal. Era uma empresa, como a própria Mary Kay Ash dizia, “com coração”.

O primeiro produto anunciado era um kit básico para tratamento da pele contendo quatro produtos de cuidado para a pele e uma base. Os primeiros produtos de maquiagem incluíam uma paleta rosa com cinco tons para os lábios e olhos, blush, máscara para cílios e lápis para olhos e sobrancelhas. Em seu primeiro ano as vendas alcançaram US$ 198 mil. Em 1964 a cor rosa se tornaria um ícone dos produtos da marca MARY KAY. Isto porque, nesta época a maioria dos banheiros das casas americanas era branca, e para oferecer produtos que a mulheres pudessem guardar em seus banheiros foi escolhida a cor rosa para as embalagens.

Ainda neste ano, a empresa iniciou uma tradição: os famosos seminários. O primeiro começou mais como uma festa familiar do que um grande evento de gala que é nos dias de hoje. Mary cozinhou frango para mais de 200 revendedoras da empresa que comemoraram com muita alegria o primeiro aniversário da empresa. Hoje em dia essas celebrações são produções espetaculares realizadas em mais de 30 países, onde mais de 100 mil integrantes da força de vendas independente participam anualmente do evento para receber treinamento, motivação e reconhecimento por parte da empresa.

No ano seguinte, como uma boa imagem poderia inspirar confiança, sucesso e orgulho, a empresa lançou o programa de trajes profissionais. O primeiro tailleur, um conjunto preto de lã de duas peças com chapéu ao estilo caubói texano, utilizado pelas Diretoras de Vendas Independente, promoveu um início fashion ao programa. Desde então a empresa apresentou mais de 74 modelos de trajes que foram reflexos de sua época. Em 1966 teve início o grande Programa de Premiações: reconhecimentos luxuosos que toda mulher gostaria de ter, mas nunca compraria para si. O primeiro desses infindáveis prêmios foi a Taça Dourada. Depois vieram jóias como braceletes de diamantes, viagens para lugares paradisíacos como Havaí, Sydney, Paris e Ilhas Mauricio, e carros na mais extravagante cor rosa.

No início da década seguinte, em 1971, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Austrália. Era apenas o início de um enorme processo bem-sucedido de internacionalização da marca MARY KAY, que ingressaria no mercado canadense em 1978. Em 1980, Shirley Hutton se tornou a primeira Diretora de Vendas Independente a alcançar mais de US$ 1 milhão em vendas. No final desta década, em 1989, se tornou uma das primeiras empresas a implantar um programa corporativo de reciclagem de embalagens, e em seguida proibir testes em animais. Essas ações foram acolhidas com simpatia pelos consumidores em uma época que a responsabilidade social das empresas era pouco divulgada e implantada.

Na década de 90 a empresa experimentou uma verdadeira explosão global ingressando em mais de 20 novos mercados como Nova Zelândia, Espanha, Suécia, Chile, Malásia, Noruega, Rússia, Japão e China. No Brasil, a empresa chegou exatamente no mês julho de 1998 e atualmente figura entre os grandes players do setor. 


O gênio por trás da marca

Ao longo dos anos, muitos empreendedores de sucesso se destacaram, mas nenhum como a lendária Mary Kay Ash. Mesmo sem estar presente entre nós desde 2001, suas palavras de sabedoria e lições de vida continuam inspirando e sendo uma fonte de motivação em todo o mundo. Ela foi responsável por um marco incomparável no mercado corporativo americano e por proporcionar oportunidades para milhares de mulheres. Mary Kathlyn Wagner nasceu em 12 de maio de 1918 e cresceu em Houston no estado do Texas. Aos sete anos, ela já cuidava de seu pai que se encontrava muito doente, enquanto sua mãe trabalhava 14 horas por dia em um restaurante da cidade. Além de cozinhar e limpar a casa, Mary Kay ganhou troféu em datilografia e debate, e foi a grande campeã de vendas de cookies (biscoitos) sobre todas as alunas da Girl Scout em eventos para a escola. “As palavras da minha mãe foram o tema da minha infância”, dizia ela. “Elas estiveram comigo durante toda a minha vida: Você pode”. Sozinha, criou seus três filhos e dedicava parte de seu tempo estudando em uma faculdade local - até que um teste de aptidão lhe mostrou grande habilidade para vendas.

Depois de sua decisão em empenhar-se completamente na área de vendas na Stanley Home Products, uma empresa de venda direta de produtos para casa, ela iniciou sua trajetória de sucesso começando por sua meta de venda semanal escrita no espelho de seu banheiro. Com três agendamentos para demonstração por dia, ganhou tantos prêmios de vendas, que precisou comprar uma caixa para guardá-los em seu armário. Na empresa chamada World Gift, quebrou ainda mais recordes em vendas, onde se tornou Diretora Nacional de Treinamento. Entretanto, sob um mundo corporativo masculino onde seus companheiros de trabalho eram promovidos com o dobro de seu salário, tomou novas decisões em sua vida. Depois de 25 anos trabalhando em empresas de venda direta, ela decidiu se aposentar. Aposentada em 1963, em apenas uma semana, começou a escrever um livro sobre como deveria ser a evolução de uma carreira para as mulheres. Após terminar o livro, ele se tornou o plano de marketing para a empresa ideal de seus sonhos. Depois de comprar a fórmula para um produto de cuidados para pele que ela sempre utilizava, Mary Kay, com a ajuda de seu marido para operacionalizar seu negócio, passou a recrutar amigas para serem consultoras de beleza independentes para a nova empresa. O sucesso foi uma questão de tempo.

Até os dias de hoje, Mary Kay é carinhosamente lembrada como a criadora de um sistema de reconhecimento para mulheres, incluindo produtos de alto valor e o famoso Cadillac cor-de-rosa. Ela escreveu ao longo de sua vida três livros, todos grandes campeões de vendas. Sua autobiografia, “Milagres que Acontecem”, vendeu mais de dois milhões de cópias em muitas línguas no mundo todo. Sua filosofia de negócio, apresentada no livro “Mary Kay on People Management”, continua sendo uma espetacular fonte de sabedoria, além de ter se tornado bibliografia de muitos cursos universitários de renomadas escolas, como Harvard e Wharton nos Estados Unidos. O terceiro livro, “You Can Have It All”, lançado em agosto de 1995, alcançou o status de livro mais vendido em poucos dias. Uma oradora dinâmica, uma mulher motivadora, uma empresária. Ela morreu no dia 22 de novembro de 2001. Mary Kay foi reconhecida por suas conquistas por meio de numerosas premiações e honrarias como a maior mulher empreendedora da história dos Estados Unidos, segundo a Universidade de Baylor em 2003; título de “A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX” concedido pela Lifetime Television em 1999; e uma das 25 mulheres americanas mais influentes em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts. Uma genia não? Pois é,essa foi Mary Kay, a mulher que nos trouxe o mundo da beleza e que até hoje faz muito sucesso!

Texto: Blog Mundo das Marcas

Então é isso, espero que tenham gostado.
Beijos <3

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